O que são Cilindros Pneumáticos ?

O que é um cilindro pneumático?

É um tipo de dispositivo usado para gerar força a partir da energia do gás sob pressão. O cilindro pneumático básico consiste de uma câmara cilíndrica com um pistão móvel e de admissão e canais de escape. Quando o ar comprimido ou outro gás é bombeado para o fundo do cilindro, o gás se expande, empurrando para cima o pistão móvel e gerando força. Cilindros pneumáticos, também conhecidos como cilindros de ar, têm vantagens sobre os sistemas hidráulicos, em alguns casos e são usados em uma ampla variedade de aplicações.

Para operar o cilindro, um gás, como o ar, deve primeiro ser pressurizado. Isto pode ser feito através de uma bomba. Desde que o ar existe normalmente na pressão atmosférica, as bombas são usadas para forçar um determinado volume de ar em um espaço menor, fazendo com que sua pressão aumente acima do nível atmosférico. O ar pressurizado armazena a energia utilizada em comprimi-la. Quando permitido a se expandir, este ar tende a despressurizar de volta à sua pressão atmosférica original.

Um cilindro pneumático opera com base neste princípio. O ar é comprimido e depois encaminhado para a câmara cilíndrica debaixo de um pistão móvel. O ar pressurizado exerce força contra a base do pistão, fazendo com que o pistão se mova para cima através do cilindro oco. A haste se estende da base do pistão para cima através do topo do cilindro. Quando o ar comprimido se expande para o espaço vazio e move o pistão para cima, esta vara também se move, fornecendo uma maneira de mover outros elementos mecânicos.

posição do pistão em um cilindro pneumático é controlada por uma válvula que distribui o ar comprimido na parte superior ou na parte inferior do cilindro. Quando a extremidade da haste, ou a parte superior, do cilindro são cheias com o ar pressurizado, o pistão move-se para baixo, e o ar abaixo do pistão é exalado para fora através de uma tubulação de exaustão. O sistema permite que o cilindro seja operado repetidamente para gerar a força.

A Norgren, possui várias famílias de cilindro, temos o cilindro Mini ISO simples ação da Séria RM/28000/M, Cilindros Mini ISO dupla ação da Séria RM/8000/M, Cilindros de Perfil da Série PRA/182000/M, Cilindros Tirantado da Série RA/8000/M, Cilindros Compactos , com três diferentes sistemas de guias ,conforme ISO 21287 da Série RA/192000/M, Cilindros Compactos Mini ISO Tirantado da Série RM/92000/M, Cilindros sem Haste Lintra, da Série M/46000, Cilindros sem Haste Lintra Plus da Série M/146000, Cilindros sem haste Lintra-Lite da Série A44000.

Também possuímos todos os acessórios para fixação e sensores para os cilindros a cima.

Sistemas pneumáticos têm várias vantagens sobre os sistemas hidráulicos, que utilizam água ou outro fluido para gerar movimento mecânico. O ar de exaustão de um cilindro pneumático pode ser liberado para o ar circundante, sem preocupações ambientais. O ar é fácil de obter e pressionar. Além disso, os vazamentos não são uma preocupação nos sistemas pneumáticos.

Além de aplicações de consumo, os cilindros pneumáticos também são amplamente utilizados em ambientes industriais, como fábricas de embalagens e oficinas mecânicas.